MENU

Criação e paixão Mangalarga Marchador desde 1987. Neste ano, o Haras Textor comemora 33 anos de criação Textor. Acreditamos que ao longo dessa trajetória, conseguimos construir e disponibilizar ao mercado a genética de uma tropa genuinamente marchadeira. Temos a certeza de que quem adquirir a genética Textor em seus criatórios estará agregando ao seu plantel qualidade de marcha e embelezamento morfológico.

“A marcha mora aqui em casa”.
Criador Marcelo Fleck

 

O Haras Textor possui hoje mais de 60 baias e vários piquetes, divididos em uma area de 300 hectares. A propriedade está localizada em Lomba Grande, na cidade de Novo Hamburgo - RS, e abriga um plantel respeitado, composto por 202 cabeças, divididas em 137 potros e potras, 31 matrizes, 28 doadoras e 6 garanhões.A estrutura conta ainda com fabricação de silagem de milho e feno para consumo dos animais. Há mais de dez anos, realiza-se no haras  a Transferência de Embriões em uma estrutura com laboratório próprio, equipado com o que há de mais moderno para a realização dessa biotecnologia. A fim de que tudo isso seja possível, o haras, que tem como titular Marcelo Fleck, conta com uma equipe comandada por agrônomo e veterinário  responsável técnico pelas Transferências de Embriões.

 

Mas para contar a história desse Haras de sucesso do Sul do país, que hoje possui uma estrutura invejável para a criação e o aprimoramento da raça, voltamos ao ano de 1987. Na data, Marcelo Fleck possuía um cavalo de marcha comum para cavalgadas. Foi este animal, juntamente com o exemplo de seu tio que era tropeiro e do pai que já era um amante dos cavalos desde 1944, que despertou o interesse pela raça e o levou até a Expointer, realizada em Esteio/RS, exposição de magnitude e visibilidade nacional, mas que era dominada principalmente por cavalos Crioulos. Nesta mostra, já se podia notar que o Mangalarga Marchador, ainda com poucos criadores no estado, mostrava sua força. “A paixão foi arrebatadora! Alguns criadores trouxeram animais para ser vendidos em leilão de fomento da raça e foi nesse remate onde adquiri meus três primeiros animais registrados, a Odalisca do Fernando, Formosa Gibatão e América da Escadinha”, conta com saudade Marcelo Fleck.

 

 O haras, que começou com três animais, destaca, dentre os tantos Marchadores criados, a Textor Química, Textor Raiz, Textor Quatiara, Textor Urânio, Textor Ultraje, animais que já há algum tempo fazem bonito pelas exposições país a fora. Outros começaram a se destacar e também animais do sufixo da Nova Textor, que mostra a continuidade da genética apurada do criatório, de propriedade de Gabriel Fleck, filho de Marcelo. 


Para chegar a ter animais reconhecidos e respeitados nacionalmente, como os citados acima, com uma criação no Sul do país não é fácil: “Criar cavalos nessa região do Brasil é realmente bem mais difícil, pois são mais de 1.000 km de distância da região sudeste, principal centro de criação da raça. Em todos os aspectos - mão de obra especializada, participar de exposições, fretes - tudo fica mais difícil, deixando a criação de cavalos como um todo mais cara. Mas a paixão pela criação e as amizades nos motivam a continuar criando e a investir na raça, que está em constante evolução”, afirma Fleck.

Entre em contato conosco e conheça a nossa tropa!

 

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

Haras Textor
Olá! Em que posso ajudar?